sábado, 18 de abril de 2015

A aprendizagem das danças de salão

A APRENDIZAGEM DAS DANÇAS DE SALÃO

Olá, pessoal! Eu vou falar alguns pensamentos que você deve ter para te ajudar a dançar bem um ritmo.
A primeira ideia é que aprender um ritmo é como aprender um idioma. A dança a dois nada mais é que uma forma de linguagem, uma forma de comunicação de duas pessoas, de dois corpos através de movimentos e música.
O que me faz pensar que a dança de salão pode se tornar um tanto quanto complexa.
Porém antes de dançar a dois, é preciso entender o próprio corpo. Consciência corporal e postural são fundamentais para uma boa base. Se preocupe bastante com a colocação do seu corpo, na forma de suas pisadas e na construção do seu abraço.  Você deve entender que se seu corpo estiver bem preparado você irá se mover melhor com a outra pessoa. A postura fará uma diferença enorme na sua condução e na sua resposta.
Uma das coisas mais importantes é não ter pressa, esqueça o imediatismo e a ansiedade. Mc Donalds não faz bem para ninguém, certo? Isso todo muito sabe, embora a maioria consuma. Enfim... Ninguém aprende a dançar em dois meses, seis meses ou um ano, a não ser que a pessoa tenha um grande talento. Dançar leva tempo, dedicação e disciplina. Você pode até ir no baile e executar os movimentos aprendidos, mas dançar certamente é muito mais que isso. Mas se você passar pelas etapas e finalmente aprender a DANÇAR, GARANTO QUE VALERÁ A PENA.
Depois que você entendeu um pouco do seu corpo é preciso entender que a construção de um estilo (samba de gafieira ou salsa ou bolero ou zouk, por exemplo) é como a construção de um vocabulário. É preciso aprender a escrever cada letra (que seriam os passos), unir as letras formando as palavras (os movimentos), palavras que formam frases (combos com diversos movimentos) e finalmente escrever um texto que pode ser entendido por quem tem conhecimento desse idioma. Se você deixar de aprender uma letra ou uma palavra, certamente sua frase sairá comprometida. Exatamente isso acontece na dança, se você pular etapas sua dança sairá comprometida, e isso ocorre com frequência. As pessoas assistem vídeos ou veem bons dançarinos no salão, olham os passos e querem executá-los (como se fosse simples assim) mas não entendem que existe todo um processo, todo um entendimento corporal antes de chegar naquela movimentação. Eu vejo vários alunos querendo aprender ESCOVINHA mas não sabem fazer nem PICA PAU nem PULADINHO direito, mas ele vai e entra numa aula de ESCOVINHA mesmo assim. Isso é péssimo para seu desenvolvimento, certamente ele terá dificuldade de executar. Mas para não perder o aluno o professor deixa ele fazer o que quer e ensina diversos passos e sem consciência nenhuma.
Outro ponto importante para os rapazes é que não adianta você ir para o salão e querer “falar o mesmo texto” para todas as damas, nem sempre ela terá o mesmo vocabulário que o seu, sendo assim ela pode não entender e isso não é culpa sua e nem dela. Você deve respeitar o limite e o entendimento da dama, ter calma para ir desenvolvendo seu vocabulário aos poucos conforme você vai percebendo que ela responde aos seus comandos, não adianta forçar, não é nada elegante e ela pode “viciar em ser carregada”. Se você ainda acha que não tem tanto repertório, não tem problema, tire as meninas que você acha que são mais iniciantes ou que estão no seu nível e treine com calma o que você sabe. Praticar, praticar, praticar!
A dama deve saber que você irá desenvolver essa capacidade de compreensão e resposta dos movimentos aos poucos, mas você deve ter o vocabulário para conseguir se entender melhor com os cavalheiros. Essa ideia de ELE QUE ME CONDUZ, EU NÃO PRECISO SABER, está bem ultrapassada, hein MENINAS! Afinal A DANÇA TEM SER DOS DOIS. Pisada, conexão e espera são qualidades fundamentais para ser uma boa dama. Mas isso requer estudo e prática, prática e prática!
Se você é uma daquelas pessoas que quer apenas aprender uns passinhos só para se divertir e não passar vergonha em algumas festas não há problemas, você se encaixa num outro mundo que é DANÇA SOCIAL, que não tem o menor comprometimento com a técnica e com as características de cada estilo. Mas saiba que você está perdendo oportunidade de entrar nesse FANTÁSTICO MUNDO CHEIO DE CONCEITOS E TÉCNICAS MAS INUNDADO DE MAGIA, SENTIMENTO, PERGUNTAS, RESPOSTAS, ENTREGA E TROCA. EXPERIÊNCIAS DAS QUAIS VOCÊ NUNCA SE ARREPENDERÁ DE TER MERGULHADO!!!

Quem quer passar além do bojador tem que passar além da dor. DEUS AO MAR O ABISMO E O PERIGO DEU MAS É NELE QUE SE ESPELHOU O CÉU.”

(Fernando Pessoa)

8 comentários:

  1. É isso aí!!!! Gostei :)

    Pensando no que você falou, do vocabulário, acho que podemos pensar que os passos são as consoantes, e a música são as vogais!!! Não existe uma palavra somente com consoantes , certo?

    O praticar, praticar e praticar, também passa pelo ouvir , ouvir e ouvir.

    Afinal, o que é a dança se não nosso corpo falando a música?

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Magna Aula, mestra Vanessa Jardim. Já dizia o filósofo espanhol Juan de Marco (Sec. XVIII):
    "Quem sabe mesmo ensina. Passar adiante o conhecimento é missão divina. Conhecimento retido, enclausurado, é conhecimento perdido."

    ResponderExcluir
  3. É POR AÍ MESTRA,MUITA DEDICAÇÃO E PRATICAR PRATICAR ,REFAZER E REFAZER RSRSRSRSR

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Vanessa! Texto necessário para o momento!

    ResponderExcluir