A APRENDIZAGEM DAS DANÇAS DE SALÃO
Olá, pessoal! Eu vou falar alguns pensamentos que você deve
ter para te ajudar a dançar bem um ritmo.
A primeira ideia é que aprender um ritmo é como aprender um
idioma. A dança a dois nada mais é que uma forma de linguagem, uma forma de
comunicação de duas pessoas, de dois corpos através de movimentos e música.
O que me faz pensar que a dança de salão pode se tornar um tanto quanto complexa.
Porém antes de dançar a dois, é preciso entender o próprio
corpo. Consciência corporal e postural são fundamentais para uma boa base. Se
preocupe bastante com a colocação do seu corpo, na forma de suas pisadas e na
construção do seu abraço. Você deve
entender que se seu corpo estiver bem preparado você irá se mover melhor com a outra
pessoa. A postura fará uma diferença enorme na sua condução e na sua resposta.
Uma das coisas mais importantes é não ter pressa, esqueça o
imediatismo e a ansiedade. Mc Donalds não faz bem para ninguém, certo? Isso
todo muito sabe, embora a maioria consuma. Enfim... Ninguém aprende a dançar em
dois meses, seis meses ou um ano, a não ser que a pessoa tenha um grande
talento. Dançar leva tempo, dedicação e disciplina. Você pode até ir no baile e
executar os movimentos aprendidos, mas dançar certamente é muito mais que isso.
Mas se você passar pelas etapas e finalmente aprender a DANÇAR, GARANTO QUE
VALERÁ A PENA.
Depois que você entendeu um pouco do seu corpo é preciso entender
que a construção de um estilo (samba de gafieira ou salsa ou bolero ou zouk,
por exemplo) é como a construção de um vocabulário. É preciso aprender a
escrever cada letra (que seriam os passos), unir as letras formando as palavras
(os movimentos), palavras que formam frases (combos com diversos movimentos) e
finalmente escrever um texto que pode ser entendido por quem tem conhecimento
desse idioma. Se você deixar de aprender uma letra ou uma palavra, certamente
sua frase sairá comprometida. Exatamente isso acontece na dança, se você pular
etapas sua dança sairá comprometida, e isso ocorre com frequência. As pessoas
assistem vídeos ou veem bons dançarinos no salão, olham os passos e querem
executá-los (como se fosse simples assim) mas não entendem que existe todo um
processo, todo um entendimento corporal antes de chegar naquela movimentação.
Eu vejo vários alunos querendo aprender ESCOVINHA mas não sabem fazer nem PICA
PAU nem PULADINHO direito, mas ele vai e entra numa aula de ESCOVINHA mesmo
assim. Isso é péssimo para seu desenvolvimento, certamente ele terá dificuldade
de executar. Mas para não perder o aluno o professor deixa ele fazer o que quer
e ensina diversos passos e sem consciência nenhuma.
Outro ponto importante para os rapazes é que não adianta
você ir para o salão e querer “falar o mesmo texto” para todas as damas, nem
sempre ela terá o mesmo vocabulário que o seu, sendo assim ela pode não
entender e isso não é culpa sua e nem dela. Você deve respeitar o limite e o
entendimento da dama, ter calma para ir desenvolvendo seu vocabulário aos
poucos conforme você vai percebendo que ela responde aos seus comandos, não
adianta forçar, não é nada elegante e ela pode “viciar em ser carregada”. Se
você ainda acha que não tem tanto repertório, não tem problema, tire as meninas
que você acha que são mais iniciantes ou que estão no seu nível e treine com
calma o que você sabe. Praticar, praticar, praticar!
A dama deve saber que você irá desenvolver essa capacidade
de compreensão e resposta dos movimentos aos poucos, mas você deve ter o
vocabulário para conseguir se entender melhor com os cavalheiros. Essa ideia de
ELE QUE ME CONDUZ, EU NÃO PRECISO SABER, está bem ultrapassada, hein MENINAS! Afinal A DANÇA TEM SER DOS DOIS. Pisada,
conexão e espera são qualidades fundamentais para ser uma boa dama. Mas isso
requer estudo e prática, prática e prática!
Se você é uma daquelas pessoas que quer apenas aprender uns
passinhos só para se divertir e não passar vergonha em algumas festas não há
problemas, você se encaixa num outro mundo que é DANÇA SOCIAL, que não tem o
menor comprometimento com a técnica e com as características de cada estilo.
Mas saiba que você está perdendo oportunidade de entrar nesse FANTÁSTICO MUNDO
CHEIO DE CONCEITOS E TÉCNICAS MAS INUNDADO DE MAGIA, SENTIMENTO, PERGUNTAS,
RESPOSTAS, ENTREGA E TROCA. EXPERIÊNCIAS DAS QUAIS VOCÊ NUNCA SE ARREPENDERÁ DE TER MERGULHADO!!!
“Quem quer passar além do bojador tem que passar além da
dor. DEUS AO MAR O ABISMO E O PERIGO DEU MAS É NELE QUE SE ESPELHOU O CÉU.”
(Fernando
Pessoa)
É isso aí!!!! Gostei :)
ResponderExcluirPensando no que você falou, do vocabulário, acho que podemos pensar que os passos são as consoantes, e a música são as vogais!!! Não existe uma palavra somente com consoantes , certo?
O praticar, praticar e praticar, também passa pelo ouvir , ouvir e ouvir.
Afinal, o que é a dança se não nosso corpo falando a música?
Beijos
Magna Aula, mestra Vanessa Jardim. Já dizia o filósofo espanhol Juan de Marco (Sec. XVIII):
ResponderExcluir"Quem sabe mesmo ensina. Passar adiante o conhecimento é missão divina. Conhecimento retido, enclausurado, é conhecimento perdido."
Perfeito!!
ResponderExcluirÉ POR AÍ MESTRA,MUITA DEDICAÇÃO E PRATICAR PRATICAR ,REFAZER E REFAZER RSRSRSRSR
ResponderExcluirMuito Bommm Vanessa!!! Gostei D+!
ResponderExcluirArrasou Van!!!
ResponderExcluirParabéns Vanessa! Texto necessário para o momento!
ResponderExcluirÉ isso ai! Texto maravilhoso!!!
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